sábado, 10 de janeiro de 2015

Nostálgica infância

Em virtude da ocasião da Festa do Divino, na cidade de Alcântara - Ma, que ocorre normalmente durante o mês de maio, desloquei-me até ali para fotografar a festa e registrar alguns de seus pontos altos.

Eram quase as três da tarde quando descia vagarosamente a ladeira que leva até ao cais da cidade - conhecido como porto do Jacaré - quando, para meu espanto e surpresa, percebi aquela movimentação, um verdadeiro batalhão de crianças subindo a ladeira, contentes da vida, correndo de um...boi !

Isso mesmo, um boi ! Era a famosa tourada da Festa ! Desloquei-me então um pouco para o lado e subi em cima de uma pequena mureta onde pude desviar-me da multidão, segurei a câmera com firmeza e rapidamente apliquei uma configuração condizente enfatizando o ponto de fuga, por pouco não fui atropelado pelas crianças que, eufóricas, gritavam: " Lá vem o boi ! Lá vem o boi !" .

A tourada de Alcântara ocorre durante a Festa do Divino Espírito Santo, tem claramente suas influências na tourada espanhola, é na sexta-feira que o boi enfeitado de flores percorre as ruas da cidade, e é sacrificado na manhã seguinte, no sábado.

Texto e fotografia: Phylipi Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário