domingo, 5 de abril de 2015

Lhamas, alpacas e vicunhas !


Mais uma daquelas imagens que nos faz sonhar com uma viagem ao Peru! Imaginem só... você se encontra rodeado por pampas (não, não é o carro!) que por sua vez estão rodeados por vulcões que se localizam sobre falhas geológicas que provocam inúmeros tremores de terra por dia (embora nem sempre perceptíveis para o homem)...e daí, na beira da estrada, você se depara com essas criaturas fofas! Mas atenção: Melhor não se aproximar muito se não quiser levar uma bela cuspida na cara!

Lhamas, alpacas e vicunhas são camelídeos, parentes distantes dos camelos, e são encontradas com frequência nas terras altas peruanas. Lhamas e alpacas são domesticadas mais facilmente, já as vicunhas são mais selvagens e podem correr a até 85km/h entre os pampas desolados aqui e acolá. A maioria desses animais têm donos, alguns inclusive bastante ciumentos...eles os criam em rebanhos para aproveitar principalmente a lã, embora a carne também seja muito consumida nas grandes cidades (pois é, você deve estar se perguntando como eles tem coragem de matar os bichinhos!).

 A lã da vicunha, por exemplo, é amplamente utilizada na fabricação de tecidos finíssimos, de alta moda! Os consumidores mais chiques costumam exibir seus tecidos fazendo referência ao tipo de animal de onde se extraiu a lã...a bagatela pode custar uma fortuna! (...) Mas uma coisa é certa: A qualidade é altíssima !

Texto e fotografia: Phylipi Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário